Toda empresa, seja de e-commerce ou não, precisa de uma estratégia de marketing de conteúdo para potencializar suas vendas. Isso é um fato!
Em 2016, a pesquisa Wordstream revelou que 72% dos consumidores que pesquisaram localmente visitaram estabelecimentos em um raio de até 8 km.
Além disso, em 2018, o Google realizou um levantamento que revelou que pesquisas locais fazem com que 50% dos usuários digitais visitem uma loja física no mesmo dia.
Marketing de Conteúdo nunca será um gasto, e sim um investimento para aumentar o seu alcance. Mas como investir de forma assertiva? Neste post vamos mostrar as duas formas mais eficazes de marketing de conteúdo.
E-mail marketing
O e-mail marketing é uma das formas mais genuínas de se captar a atenção de um consumidor, pois ele escolhe receber aquele conteúdo. Sendo assim, está mais interessado e, possivelmente, vai se converter em cliente.
Ele funciona da seguinte forma: ao entrar em seu site ou blog, o lead (nome dado à pessoa que tem interesse no seu serviço e tem chances de virar cliente) precisa encontrar algum campo para deixar nome, telefone e e-mail.
Ela só vai fazer isso se realmente quiser mais informações sobre o serviço ou produto que sua empresa oferece. E é aí que a mágica vai acontecer.
Mas você precisa ter alguns cuidados: não é porque a pessoa registrou interesse que ela vai seguir para sempre com você. Se alguma coisa a incomodar, ela vai cancelar a inscrição.
Então, é fundamental ter um planejamento estruturado de conteúdo para o e-mail, horário de envio e frequência. Você precisa entregar o que aquela pessoa quer ler, na hora que ela está disponível e com os intervalos necessários.
Acertando essa estratégia – que não é simples e precisa ser baseada em testes –, você passa a ter um ótimo canal de conversão.
Blog posts
Se você tem apenas um site, é fundamental criar uma editoria de blog posts. Eles vão trabalhar como um funil para conduzir o cliente até a venda. Para isso, você vai precisar dividir os posts em três etapas: topo, meio e fundo.
O topo vai concentrar os textos mais superficiais. O seu cliente ainda não sabe que tem um problema, está apenas buscando informação por curiosidade. É importante linkar, dentro dele, outros textos relacionados para que ele se mantenha por mais tempo no seu site. Nesse momento, o artigo vai funcionar para criar autoridade no assunto.
Os de meio de funil são os textos para as pessoas que já sabem que têm um problema e estão ainda buscando mais informações a respeito para considerar ou não uma solução. Por último, os textos de fundo de funil são usados para a decisão. Seu lead sabe que tem um problema, já leu sobre, já sabe que precisa de um produto ou serviço e vai considerar qual empresa contratar.
Como falamos acima, é muito importante que todos esses textos possuam campos para que as pessoas registrem seus contatos e, assim, possam falar com o time de vendas. Continuar recebendo e-mail marketing também é fundamental para caso o cliente fique tentado a comprar o produto depois de ler seus posts, mas ainda não esteja totalmente convencido.
Quer saber mais sobre marketing digital?
Acesse nosso blog: https://promovase.net/blog/